PÁGINA
A Estrela do Mar e a Aranha
starfish-spider

Estamos lendo o livro “The Starfish and the Spider”, de Ori Brafman e Rod A. Beckstrom, ainda sem tradução para o português.O livro traz diversas histórias interessantes sobre a emergência de organizações que funcionam como redes distribuidas. É uma leitura leve e divertida.

Uma das histórias contadas pelos autores trata de uma apresentação feita por Dave Garrison, CEO de uma Start Up de internet, a banqueiros franceses em 1995.

Os autores relatam a cômica situação de Dave, que se viu preso em uma longuíssima reunião onde os os potenciais investidores simplesmente não compreendiam como um empreendimento poderia funcionar com base em uma rede distribuída. Em um horas de discussão, Dave foi colocado na parede por um dos presentes. “Afinal, quem é o presidente da Internet?” Dave relutou, mas finalmente assumiu: Eu sou o presidente da Internet!

Não sabemos se Dave teve sucesso depois de ter assumido mais alto cargo inexistente da história, mas todos aqueles que já tentaram explicar o funcionamento das redes para alguém que concebe a hierarquia como a única forma de gestão podem se identificar com ele.

Por que o livro tem esse nome? Uma dica: se cortarmos a cabeça de uma aranha, ela morre. Se cortarmos uma das pernas de uma estrela do mar, teremos duas estrelas do mar. Cortar a cabeça do Napster não salvou a indústria fonográfica dos problemas gerados pelo compartilhamento de músicas na web. Pelo contrário, gerou torrents, emules e tantos outros.

Boa leitura!

por
Nome
Email
Seu site
Deixe seu comentário