PÁGINA
Módulos de Aprendizagem

Slide1

Gestão de Times Inovadores

Workshop com o objetivo de ampliar a visão dos gestores de equipe sobre o que é a inovação e como ela pode ser incorporada ao dia a dia do seu negócio e das suas equipes.

O foco principal é tratar do micro-contexto da inovação, que é o time de trabalho, seus desafios e a possibilidade de mobilizar sua criatividade para enfrenta-los.

 

Leque de criatividade

O Leque de Criatividade é uma ferramenta instigante e interativa que traz uma visão global do processo criativo e auxilia no desenho de projetos de inovação. Funciona como um jogo ou brinquedo que pode ser carregado para toda parte e pode ser entendido num treinamento que leva de 1 a 2 dias conforme o nível de profundidade desejado.

 

 

PKM e Criatividade

O processo criativo pessoal é ativado através do uso de exercícios de auto-conhecimento e de gestão pessoal do conhecimento, conhecida  como PKM.

A atividade permite uma melhor compreensão dos potencias criativos pessoais e das etapas do processo criativo e também dos processos de gestão pessoal do conhecimento, que incluem a gestão da atenção, do foco e do acesso à informação hoje potencializados pela web. Muito adequado para quem é hiperconectado.
Dura 1 dia.

 

Mapas e Pensamento Sistêmico

O que é e como se aplica o pensamento sistêmico? Junto com parceiros como o arquiteto Caio Vassão e o analista de redes Luiz Bouabci, desenvolvemos um curso que ao mesmo tempo dá uma base da teoria e traz ferramentas práticas para entendermos de forma simples a complexidade dos sistemas em que vivemos.

Nossa abordagem é bem voltada a projetos. Queremos que no final os participantes tenham mais recursos para lidar com suas redes e tomar decisões.
Dura de 1 a 2 dias, dependendo do nível de profundidade e do tipo de projeto a ser usado durante o processo.

 

Seminários de rede

Aproximar o conceito, práticas e formas de mobilização em rede das equipes de Desenvolvimento Organizacional e co-criar a estratégia para uma cultura de rede. Reconhecer as redes de relacionamentos para criar estratégias de aproximação e diretrizes destas com área de Educação Corporativa, facilitando a legitimação da rede de aprendizagem.

São abordados conceitos fundamentais para o entendimento de redes sociais e da análise de narrativas organizacionais. A partir daí a reflexão gira em torno de como podemos repensar e aprimorar o desenvolvimento humano nas organizações a partir das ciências e práticas de redes.

 

Liderança em contextos de rede

A reflexão sobre o novo papel da liderança em contextos de rede é provocada, permitindo que os participantes avaliem mecanismos de influência, engajamento e mobilização. Teorias e casos práticos se misturam nessa palestra de 2horas.

 

Túnel do Tempo

Este workshop convida o grupo a reviver períodos históricos importantes da cultura ocidental através de imagens, sons, textos e um processo de composição coletivo que dá vida a cada época. As perguntas por trás da atividade são:

Como vivia e pensava o homem de cada período?

Como nosso modelo mental vem mudando ao longo do tempo?

Que nova perguntas sobre a realidade que eu vivo posso me propor ao conhecer tudo isso?

A vivência vai sendo sintetizada através de uma grande linha do tempo é composta com o grupo a partir da moderação de um filósofo.

 Dura de 1 a 2 dias.

 

 

Histórias em ação

Esse módulo, com a parceria de Regina Machado e o apoio em métodos de aprendizagem pela ação, ajuda os gestores a contarem as histórias mais importantes do seu dia-a-dia, ou seja, aquelas que envolvem a necessidade de vender ideias e engajar pessoas. Esse trabalho também tem como resultado uma boa integração do grupo, já que no desenvolvimento dessas histórias os participantes se ajudam mutualmente.

 

Aprendizagem pela ação

O aprendizado pela ação é uma metodologia de desenvolvimento de grupos na qual indivíduos aprendem uns com os outros através da reflexão sobre sua dinâmica de trabalho e da aplicação das soluções. As atividades de aprendizagem desse método são desenhadas sob medida, tendo em vista o contexto e a complexidade de desafios a serem abordados.

 

Sarau de Ideias

A troca de experiências e a geração de aprendizados acontecem em sessões descontraídas com especialistas sobre temas emergentes em inovação e desenvolvimento humano. Esse é um encontro informal e aberto e escolha dos temas é feita pela equipe da Dobra a partir de sugestões levantadas pela nossa rede.

 

Conversas Virtuais 

Cada vez mais é preciso incorporar conversas sobre temas importantes para a nossa formação ao dia-a-dia. Nem sempre é possível fazer um curso, ou se dedicar profundamente a uma leitura.

Por isso começamos a realizar as Conversas Virtuais. São encontros curtos, com duração de uma hora e meia, que acontecem em nossa plataforma Webex ou na plataforma de nossos clientes e abordam temas importantes ou tendências nas áreas de inovação e aprendizagem.

É uma forma simples de compartilhar conhecimentos sobre temas tais como inovação aberta ou gestão de pessoas em contextos de rede e abrir uma janela no cotidiano para momentos rápidos de inspiração e troca. Tem sido uma experiência interessante para nós e para clientes tais como a Vale e a EDP.

 

 

 

por

Comments are closed.